Essa e diversas outras indagações,como:"quando o mundo irá acabar", "os dinossauros existiram","como os seres vivos surgiram" e outras, são causadoras de intensas e curiosas dúvidas.Mas, voltando ao que nos interessa,as orelhas e narizes são formados por um tipo de cartilagem que,ao contrário das que existem no restante do nosso corpo,não se ossifica à medida que o corpo humano cresce.Os ossos começam a formar-se a partir do segundo mês da gestação.Ao nascer,a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado,mas as extremidades de diversos ossos mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento.
Por volta dos 18 anos,a cartilagem vira osso,e a pessoa para de crescer.Porém,nos adultos,há cartilagens em locais,onde a flexibilidade é importante,como:nariz e orelha.Nesses locais,as cartilagens não se ossificam,elas continuam crescendo.
Um trabalho realizado por um grupo de pesquisadores japoneses e publicado na revista The Laryngoscope em 2001 mostrou que realmente as orelhas aumentam de tamanho durante o envelhecimento. A pesquisa foi feita com 1958 indivíduos saudáveis, de ambos os sexos e de idades variadas.
Então isso significa que as orelhas crescem pro resto da vida? A resposta é não! Preste bem atenção, as orelhas apenas aumentam de tamanho, mas isso não significa que elas estão realmente crescendo. Na verdade, o aumento de tamanho das orelhas e do nariz faz parte do processo de envelhecimento natural do corpo. Assim como a pele fica mais fina e elástica, aparecem rugas, o cabelo fica branco, os ossos mais fracos e outra alterações, as orelhas também tem sua estrutura interna e externa alterada.
O que acontece na orelha é que a flacidez da pele e a frouxidão da gordura sob a pele causam o alongamento dessa estrutura, dando a impressão de que a orelha cresce. O mesmo acontece no nariz. A flacidez da pele pode fazer a ponta do nariz cair um pouco, dando a falsa impressão de que ele cresceu.
Sabe-se hoje, com pesquisas usando microscópio e outros métodos tecnológicos, que a cartilagem elástica (essa que forma a orelha) não cresce significativamente mais após os 15 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário